quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Como fazer seus jovens se apaixonarem por Jesus – 1ª PARTE

Uma vez eu fiz um questionário em nosso grupo de líderes no facebook pedindo qual era a maior dificuldade que eles teriam. Para a minha surpresa, muitos líderes queriam que seus jovens se apaixonassem por Jesus, mas, infelizmente, não tinham ideia de como fazer isso. Eu digo que foi uma surpresa porque foi algo gratificante saber que tantos líderes querem que seus jovens se apaixonem por Jesus.
Bom, para ajudá-los, eu vou dar alguns passos e coisas que você pode fazer para que seus jovens comecem a ter um relacionamento real com Jesus e se apaixonem por Ele.
Cada encontro com seus jovens deve ter uma experiência para com a palavra de Deus. Seus jovens devem receber contato direto com a palavra de Deus e aprender o que ela tem a dizer sobre o mundo, sobre comportamentos e sobre como eles devem viver suas vidas. Cada culto deve incorporar lições práticas e relevantes para os jovens, de modo que eles possam não somente ouvir a palavra, mas aplicá-la em suas vidas. OS JOVENS NÃO ESTÃO LENDO A BÍBLIA EM CASA. Então, temos que conseguir um modo prazeroso e dinâmico de levá-los a gostarem de ler a Palavra. 
Uma forma de fazer isso é preparar sua mensagem para que os jovens possam fazer algo com ela. O que você espera que os jovens façam após o próximo sermão que você está preparando? Qual é a ação que você quer que eles tenham? Use a palavra de Deus para encaixar-se com isso e torne ela relevante e atual para seus jovens. Torne Jesus e seus ensinamentos visíveis e palpáveis para eles.
Discipulado
Uma das coisas mais potentes para firmar um jovem e desenvolver um amor por Cristo é o discipulado. Nele, um discipulador irá orientar o jovem com dúvidas, questionamentos e qualquer outra coisa que o jovem estiver precisando. Nesses relacionamentos o jovem irá crescer na fé e ao encontrar-se com um adulto mais maduro na fé é bem provável também que este adulto contagie o jovem com uma paixão por Jesus.
Se o relacionamento entre discipulador e discipulado for bom, o discipulado irá ainda confessar seus pecados e inseguranças para o discipulador que irá ajudá-lo a superar essas pedras e confiar ainda mais em Jesus, visto que é Ele que nos liberta e nos direciona.
Se o seu ministério ainda não faz isso comece a fazer encontrando jovens e jovens casais mais maduros na fé e os colocando como voluntários em seu ministério e ajudando na parte do discipulado. É importante lembrar também da “regrinha” homem discipulando homem e mulher discipulando mulher.
Uma causa para viver
Se você quer que seus jovens sejam apaixonados por Jesus, então eles deverão fazer e se preocupar com aquilo que Jesus fazia e se preocupava. A resposta está em Lucas 19:10.

Pois o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido”.

Lucas 19:101
A causa principal e que motivava Jesus eram os perdidos. Jesus viveu e morreu por isso. Se você espalhar essa ideia, essa motivação para os seus jovens – Ver almas perdidas sendo resgatadas para Jesus, então eles certamente irão se apaixonar por Cristo e irão viver uma vida para a causa que motivava Jesus.
Perguntas para reflexão
– Qual nota você dá para as suas pregações, e programas?
– Experimente gravar uma pregação sua e ouvir depois. Quais pontos você pode melhorar?
– As suas pregações conseguem ser atuais e relevantes para seus jovens? Você sente que eles entenderam a mensagem?
– Você tem voluntários para te ajudar no ministério de jovens?
– Quem você escolheria em sua igreja para ajudá-lo no trabalho de discipulado com os jovens?
– Os seus jovens hoje sabem qual é a causa que Cristo viveu?
– Como você pode espalhar e aumentar o interesse pela causa de Cristo?
- Os seus jovens hoje sabem por que são adventistas?

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

A primeira coisa que você deve fazer para ter um ministério que evangeliza 
 Qual é a primeira coisa que eu devo fazer se quiser tornar o evangelismo uma prioridade no meu ministério de jovens? Eu sei que para muitos de vocês a resposta para essa pergunta pode parecer simples. Mas o tempo que estou trabalhando com ministério de jovens me deixou convencido de que tudo começa com um elemento fundamental: ORAÇÃO. A única forma de você ver o evangelismo se tornar real em seu ministério é se você ORAR. Qualquer impacto em seu ministério deve estar firmado na oração. Eu sei que você sabe disso, mas você talvez se surpreenda com a pouca prioridade que a oração tem em ministérios de jovens hoje em dia. Vamos falar a verdade Acredite em mim quando eu digo que isso não é mentira. É a minha convicção genuína que a oração deve estar no topo da sua lista de prioridades para o ministério de jovens. Infelizmente, não há como negar que muitas vezes nós empurramos a oração para baixo nessa lista, para a categoria “Se eu tiver tempo”. Então eu quero encorajar você a responder essa pergunta com honestidade: Quanto tempo você gasta em oração pelo seu ministério de jovens, pelos seus jovens e pelos líderes? Seja honesto com você. Você está satisfeito com o tempo que é gasto em oração? Uma das frases que eu tento viver é: “Trabalhe como se tudo dependesse de você e ore como se tudo dependesse de Deus”. Eu acredito que a maioria de nós trabalha muito e amamos o que fazemos, mas por vezes nós deixamos a parte da oração fora. A oração precisa ser a prioridade número um em nossos ministérios. Nós, como líderes de jovens, precisamos ser modelos para os jovens nesse aspecto.  Você acredita realmente no poder da oração? A maioria dos cristãos passa pouco ou nenhum tempo orando durante a semana. Eu acho que é porque eles não conseguem ver o poder que uma oração tem para mudar as coisas. Mas vamos olhar seriamente as palavras de Paulo em 2 Coríntios 10:4-5 As armas com as quais lutamos não são humanas; pelo contrário, são poderosas em Deus para destruir fortalezas. Destruímos argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo. 2 Coríntios 10:4,5 Considere também essa passagem em 1 João 5:14-15 Esta é a confiança que temos ao nos aproximarmos de Deus: se pedirmos alguma coisa de acordo com a sua vontade, ele nos ouve. E se sabemos que ele nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que temos o que dele pedimos. 1 João 5:14,15 Reflita nessas passagem e se pergunte: Eu acredito realmente no poder da oração e isso está evidente em como eu oro? Se eu soubesse que tudo que eu pedir sobre o meu ministério de jovens, e de acordo com a vontade dEle, fosse realizado, o que eu pediria? Por que não pedir por isso agora? O que eu posso fazer para tornar a oração uma prioridade em meu ministério?
SE QUISER RECEBER MAIS MATERIAIS PARA ENRIQUECER SEU MINISTÉRIO, ENVIE O SEU E-MAIL PARA 
rosana1ja@gmail.com

Graça e paz!